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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (EAD)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, SENSORIAIS E SURDOCEGUEIRA
3° MÓDULO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4° MÓDULO – ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
5° MÓDULO – LIBRAS
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA
7° MÓDULO – METODOLOGIA DE ENSINO E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
8° MÓDULO – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Deficiência Múltipla: sistemas de apoio e processos de escolarização
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam com pessoas com Deficiência Múltipla, a partir de conteúdos que envolvem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas voltadas ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos estudantes e suas especificidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Deficiência Múltipla: conceito e caracterização
2° Módulo – Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem Deficiência Múltipla
3° Módulo – A Aprendizagem de estudantes com Deficiência Múltipla
4° Módulo – A Inclusão da Pessoa com Deficiência Múltipla no Ensino Regular
5° Módulo – Deficiência Múltipla, Sistemas de Apoio e Processos de Escolarização
6° Módulo: Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias
7° Módulo: Deficiência Múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem
8° Módulo: O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Múltiplas Deficiências
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) incluído no ensino regular, este curso destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem do estudante, procurando definir o TDAH na infância e sua associação nas dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.
Abordando-se os fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para a análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do estudante.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Tópicos Especiais em TDAH
2° Módulo – A relevância das intervenções psicopedagógicas em criança com TDAH
3° Módulo – O Papel do Psicopedagogo e possíveis intervenções com aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
4° Módulo – Psicopedagogia e a criança com TDAH no ambiente escolar
5° Módulo – TDAH e Aprendizagem: um desafio para a educação
6° Módulo – Intervenções Psicopedagógica em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
7° Módulo – TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula
8° Módulo – A construção e a desconstrução do rótulo do TDAH na intervenção psicopedagógica
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. Uma escola que resolve utilizá-la como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. O Curso de Informática aplicada à Educação visa promover o estudo sobre a importância e soluções para o uso de novas tecnologias dentro de ambientes de ensino. Diante destas novas exigências, pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: HISTÓRICO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL
2° MÓDULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
3° MÓDULO: USO DE SOFTWARES E APLICATIVOS EM CONTEXTO EDUCACIONAL
4° MÓDULO: AMBIENTES INFORMATIZADOS DE ENSINO E APRENDIZAGENS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
5° MÓDULO: A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO ESCOLAR
6° MÓDULO: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO E DO PAPEL DO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS
8° MÓDULO: PRODUTOS EDUCACIONAIS INFORMATIZADOS: CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Educação de Jovens e Adultos: reflexão, conhecimento e práticas pedagógicas
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida.
O curso tem como objetivo de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e à diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidos no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A ATUALIDADE COMO RESULTADO DO PROCESSO HISTÓRICO
2° MÓDULO: DO ENSINO SUPLETIVO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
3° MÓDULO: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4° MÓDULO: O ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
5° MÓDULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
6° MÓDULO: EJA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADES E LIMITES
7° MÓDULO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
8° MÓDULO: EJA: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EJA INTERVENTIVA UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso tem como objetivo apresentar aos professores propostas curriculares que possibilitam a interface da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial que caracterizam a EJA Interventiva, implementada no Distrito Federal para atendimento de estudantes com deficiência intelectual e autismo em defasagem idade/ano.
O objetivo desse curso é contribuir na formação docente a partir da organização do trabalho pedagógico da Educação de Jovens e Adultos, considerando as adequações e adaptações com metodologias e técnicas específicas, conforme as necessidades dos estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Educação Especial no Contexto da Educação de Jovens e Adultos
2° Módulo – A Estrutura Curricular da EJA no Distrito Federal
3° Módulo – A Organização Pedagógica e Curricular da Educação de Jovens e Adultos
4° Módulo – O Professor da Educação de Jovens e Adultos
5° Módulo – EJA Interventiva e o Atendimento Educacional Especializado na Educação de Jovens e Adultos
6° Módulo – Avaliação para as Aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos
7° Módulo – Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional
8° Módulo – EJA Interventiva: uma perspectiva inclusiva para o mundo do trabalho
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO PARA AS DIVERSIDADES E CIDADANIA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de temas que aborda a valorização do ser humano multidimensional e os direitos coletivos em Educação, provocando uma ruptura estrutural na lógica de poder punitivo e fortalece a responsabilidade da Educação para a Diversidade e Cidadania. Este curso, tem como objetivo fortalecer a conscientização docente, afim de oportunizar a democratização do acesso à educação pública para as camadas populares da sociedade, garantindo a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: OS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
3° MÓDULO: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
4° MÓDULO: DEMANDAS ESPECÍFICAS DE INDÍGENAS
5° MÓDULO: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
6° MÓDULO: A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO: A RELAÇÃO DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR
8° MÓDULO: ENTENDO A DIVERSIDADE SEXUAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas questões que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte teórico para pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espaço para importantes reflexões acerca da experiência emocional vivida na relação educador/educando.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INSTITUIÇÃO E EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 2
4° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 2 A 4
5° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 4 A 6
6° MÓDULO: ADAPTAÇÃO E ESTRESSE NA INFÂNCIA
7° MÓDULO: AUTOESTIMA E A RETRAÇÃO NA INFÂNCIA
8° MÓDULO: AGRESSIVIDADE, CIÚME E HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Prática Docente em Contabilidade
DESCRIÇÃO DO CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: A Contabilidade no Brasil e a Prática Docente
2° Módulo: Ensino e Contabilidade
3° Módulo: Os Saberes dos Professores-Referência no Ensino de Contabilidade
4° Módulo: Formação Pedagógica do Professor de Contabilidade
5° Módulo: Problemas Percebidos no Exercício da Docência em Contabilidade
6° Módulo: Satisfação dos Professores de Contabilidade no Brasil
7° Módulo: Tecnologia da Informação no ensino da contabilidade
Deficiência Intelectual: saberes e práticas docentes para as aprendizagens
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual tornam-se ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos.
O objetivo desse curso é oferecer diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos
2° Módulo – Aprendizagem e Deficiência Intelectual em foco: rompendo barreiras atitudinais no contexto da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
3° Módulo – Avaliação Pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva inclusiva
4° Módulo – O Trabalho Colaborativo: uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
5° Módulo – Deficiência Intelectual: realidade e ação
6° Módulo – Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias
7° módulo – Letramento para o estudante com deficiência
8° Módulo – A inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com Deficiência Intelectual
PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
CARGA HORÁRIA : 180 HORAS
A Criança e o Brincar nos Espaços da Escola
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A dimensão lúdica na creche
2° módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° módulo: o adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° módulo: brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° módulo: que os professores perguntem, testem e brinquem
6° módulo: mediação, emoção e produção de sentidos na brinquedoteca escolar
7° módulo: as crianças, o brincar e as tecnologias
8° módulo: jogos culturais em políticas educacionais para a infância
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Educação Especial, Formação de Professores e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
2° Módulo – Formação de Professores para uma Educação Inclusiva Mediada pelas Tecnologias
3° Módulo – As Tecnologias de Informação e Comunicação em Tempo de Educação Inclusiva
4° Módulo – Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos
5° Módulo – Construção de Ambientes Digitais de Aprendizagem
6° Módulo – Tecnologia Assistiva em Práticas Inclusivas para Alunos com Deficiência
7° Módulo – Tecnologias de Informação e Comunicação para alunos com Altas Habilidades / Superdotação
8° Módulo – Estilos de Aprendizagem e Uso de Tecnologias na Formação de Professores para a Prática Pedagógica Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Monitor Escolar: Tópicos Especiais
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O monitor escolar é um dos profissionais mais atuantes na esfera educacional. Ele transita por toda escola e, como membro indispensável da comunidade escolar, apresentamos temáticas sobre a organização do Sistema Educacional Brasileiro, a importância da escola, da família e da sociedade no processo de construção da cidadania, com a intenção de alocá-lo nas discussões, reflexões e debates sobre as questões educacionais.
O curso tem como objetivo apresentar ao monitor a sua importância no contexto escolar para enfrentar os desafios que a sociedade atual coloca para a educação no uso das suas atividades auxiliadoras nas relações interpessoais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Sistema Educacional Brasileiro
2° Módulo: Ética e Educação
3° Módulo: Relações Interpessoais
4° Módulo: O ECA e a Concretização do Direito à Educação Básica
5° Módulo: Estatuto da Pessoa com Deficiência
6° Módulo: Comunicação Não Violenta
7° Módulo: Fundamentos para uma Educação na Diversidade
8° Módulo: Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Educação Física Adaptada
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Educação Física Adaptada apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar com competência específica nas organizações escolares, tendo em vista a ampliação de possibilidades que envolvem a inclusão das pessoas com deficiências em diversas áreas de atuação como o desporto, o lazer e a recreação.
O objetivo deste curso é garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, oferecendo aos educadores subsídios necessários para a inclusão de pessoas, desde os conceitos básico de ensino, até exemplos onde a teoria foi aplicada com sucesso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A Educação Física na Educação Especial
2° Módulo – Inclusão na Educação Física na escola comum
3° Módulo – Educação Física e Esporte Adaptado
4° Módulo – Metodologia de Ensino na Educação Física Especial
5° Módulo – A Educação Física Adaptada: implicações curriculares e formação profissional
6° Módulo – Educação Física Escolar e o Atendimento Educacional Especializado
7° Módulo – Educação Física e os Desafios da Inclusão
8° Módulo – A percepção dos estudantes com e sem deficiência sobre a inclusão na Educação Física Escolar
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Educação Precoce: ações pedagógicas de acesso à aprendizagem e ao desenvolvimento
A Educação Precoce representa uma pequena parte do Ensino Especial, porém, contribui imensamente para o desenvolvimento global de crianças que necessitam de um acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida. O curso tem por objetivo apresentar subsídios necessários à formação de profissionais da área e demais interessados para agir no acompanhamento de crianças que nasceram prematuras, que possuem algum tipo de deficiência ou que apresentam algum atraso no desenvolvimento. Os módulos abordam questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância da Educação Precoce, do trabalho multidisciplinar e da participação da família no cuidado com a criança.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Ações de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil
2° Módulo: Desenvolvimento da Criança de zero a 3 anos
3° Módulo: Estimulação Precoce: orientações e técnicas de intervenção
4° Módulo: O Uso de Tecnologia Assistiva
5° Módulo: O Brincar na Estimulação Precoce
6° Módulo: A Participação Familiar na Educação Precoce
7° Módulo: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal
8° Módulo: Os Benefícios da Educação Precoce para as Crianças com Necessidades Especiais do Distrito Federal
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Autismo: práticas de intervenção focadas em evidências
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva à comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos. Este curso tem como objetivo apontar possíveis direções aos professores que atuam com crianças autistas, oferecendo informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Educação Inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais
2° Módulo: Práticas baseadas em evidências para crianças, adolescentes, e jovens com transtorno do espectro do autismo
3° Módulo: Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências
4° Módulo: Educação Especial e Autismo: das práticas baseadas em evidências à escola
5° Módulo: Política Nacional de Educação Especial
6° Módulo: Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista
7° Módulo: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem: autismo
8° Módulo: Inclusão Escolar e Autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Alfabetização e Letramento: práticas para consolidar aprendizagens
DESCRIÇÃO DO CURSO
A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo de apresentar aos professores ferramentas e possibilidades para trabalhar com estratégias e metodologias de ensino diferenciadas, que garanta o direito às aprendizagens dos estudantes do 2 º Ciclo do Bloco I.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: LER E ESCREVER: A HISTORICIDADE DA LÍNGUA
2° MÓDULO: A PEDAGOGIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
3° MÓDULO: A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
4° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
5° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
6° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA INICIAR
7° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA APROFUNDAR
8° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 3° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR
Orientações Pedagógicas para a Educação Profissional do Ensino Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam ou pretendem atuar no Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Fundamentado nas abordagens que apoiam uma formação humana no e para o mundo do trabalho, afim de que o estudante possa viver de forma ativa na sociedade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Contexto Histórico
2° Módulo: Fundamentação Legal
3° Módulo: Objetivos da Integração e Perfil das Modalidades
4° Módulo: O Ensino Médio Integrado
5° Módulo: Princípios Norteadores para Integração
6° Módulo: Avaliação das Aprendizagens
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas, especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
T.D.A.H - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtornoneurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem
Distúrbios de aprendizagem são transtornos que dificultam a aprendizagem na vida acadêmica principalmente na infância e adolescência, mas quando não tratadas podem atrapalhar também a vida profissional do indivíduo adulto. Entre os distúrbios mais comuns podemos citar déficit de atenção, hiperatividade, dislexia, discalculia e disgrafia. É importante que pais e professores estejam atentos ao desempenho do aluno para identificar possíveis problemas e procurar ajuda profissional.
Público-alvo : Estudantes universitários, professores, profissionais do setor público e privado, pais, responsáveis e comunidade em geral.
LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ( Passo a Passo)
Curso livre: Atualizações recentes da LDB e Comentada Passo a Passo
Tipo de Curso: LIVRE
Carga Horária: 60 horas
Conteúdo programático:
LEI Nº 13.796, DE 3 DE JANEIRO DE 2019
LEI Nº 13.803, DE 10 DE JANEIRO DE 2019
LEI Nº 13.826, DE 13 DE MAIO DE 2019
LEI Nº 13.868, DE 3 DE SETEMBRO DE 2019
MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934, DE 1º DE ABRIL DE 2020
LEI Nº 14.164, DE 10 DE JUNHO DE 2021
LEI Nº 14.191, DE 3 DE AGOSTO DE 2021
Público Alvo: Estudantes, professores, profissionais em geral e demais interessados.
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