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AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS (certificação)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2° MÓDULO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS
3° MÓDULO – AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
4° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
5° MÓDULO – CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
8° MÓDULO – ESTILOS DE APRENDIZAGEM E USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO PRECOCE: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACESSO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO (certificação)
DESCRIÇÃO DO CURSO
A Educação Precoce representa uma pequena parte do Ensino Especial, porém, contribui imensamente para o desenvolvimento global de crianças que necessitam de um acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida. O curso tem por objetivo apresentar subsídios necessários à formação de profissionais da área e demais interessados para agir no acompanhamento de crianças que nasceram prematuras, que possuem algum tipo de deficiência ou que apresentam algum atraso no desenvolvimento. Os módulos abordam questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância da Educação Precoce, do trabalho multidisciplinar e da participação da família no cuidado com a criança.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Ações de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil
2° Módulo: Desenvolvimento da Criança de zero a 3 anos
3° Módulo: Estimulação Precoce: orientações e técnicas de intervenção
4° Módulo: O Uso de Tecnologia Assistiva
5° Módulo: O Brincar na Estimulação Precoce
6° Módulo: A Participação Familiar na Educação Precoce
7° Módulo: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal
8° Módulo: Os Benefícios da Educação Precoce para as Crianças com Necessidades Especiais do Distrito Federal
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
A CRIANÇA E O BRINCAR NOS ESPAÇOS DA ESCOLA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A dimensão lúdica na creche
2° módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° módulo: o adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° módulo: brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° módulo: que os professores perguntem, testem e brinquem
6° módulo: mediação, emoção e produção de sentidos na brinquedoteca escolar
7° módulo: as crianças, o brincar e as tecnologias
8° módulo: jogos culturais em políticas educacionais para a infância
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM 2024
ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM (EAD) |
Curso: Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Diálogos entre Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem |
30 |
02 |
Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual |
30 |
03 |
Deficiência Física e Deficiência Múltipla |
20 |
04 |
Surdez e Deficiência Auditiva |
10 |
05 |
Deficiência Visual e Surdocegueira |
20 |
06 |
Altas Habilidades e Superdotação |
20 |
07 |
Acessibilidade no Sistema Android |
20 |
08 |
Acessibilidade no Sistema iOS |
30 |
TOTAL |
180 |
AGENTE DE PORTARIA
Descrição deste curso
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos agentes de portaria inspecionar e guardar o patrimônio, realizando o controle da entrada e saída de pessoas e veículos nas dependências por meio de circuito, comunicando qualquer anormalidade e tomando as providências cabíveis, garantindo a segurança do local.
Conteúdo Programático
1° módulo: Agente de Portaria
2° módulo: Ética e Relações Interpessoais
3° módulo: Prevenção e Combate a Incêndio
4° módulo: Primeiros Socorros
5° módulo: Radio Comunicação
6° módulo: Segurança Patrimonial
7° módulo: Segurança Operacional
8° módulo: Segurança do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR APRENDIZAGENS
DESCRIÇÃO DO CURSO
A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo de apresentar aos professores ferramentas e possibilidades para trabalhar com estratégias e metodologias de ensino diferenciadas, que garanta o direito às aprendizagens dos estudantes do 2 º Ciclo do Bloco I.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: LER E ESCREVER: A HISTORICIDADE DA LÍNGUA
2° MÓDULO: A PEDAGOGIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
3° MÓDULO: A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
4° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
5° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
6° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA INICIAR
7° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA APROFUNDAR
8° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 3° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2° MÓDULO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS
3° MÓDULO – AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
4° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
5° MÓDULO – CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
8° MÓDULO – ESTILOS DE APRENDIZAGEM E USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Assistente Administrativo tem como objetivo capacitar profissionais a exercer com excelência do seu trabalho, ajustando-se aos serviços de controle de receitas e despesas e pelo gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento de qualquer organização, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e clientes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: Ética Profissional
2° módulo: Noções De Empreendedorismo
3° módulo: Rotinas De Departamento Pessoal
4° módulo: Relacionamento Interpessoal No Trabalho
5° módulo: Comunicação Empresarial
6° módulo: Atendimento Ao Público
7° módulo: Arquivo E Organização De Documentos
8° módulo: Técnicas De Redação
9° módulo: Técnicas De Telemarketing
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, SENSORIAIS E SURDOCEGUEIRA
3° MÓDULO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4° MÓDULO – ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
5° MÓDULO – LIBRAS
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA
7° MÓDULO – METODOLOGIA DE ENSINO E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
8° MÓDULO – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO PERCURSOS, DESAFIOS, POSSIBILIDADES
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E LEGAIS
2° MÓDULO: AUTISMO: COMPREENSÃO E PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
3° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
4° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
5° MÓDULO: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
6° MÓDULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS
7° MÓDULO: DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
8° MÓDULO: INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO FOCADAS EM EVIDÊNCIAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva à comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos. Este curso tem como objetivo apontar possíveis direções aos professores que atuam com crianças autistas, oferecendo informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Educação Inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais
2° Módulo: Práticas baseadas em evidências para crianças, adolescentes, e jovens com transtorno do espectro do autismo
3° Módulo: Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências
4° Módulo: Educação Especial e Autismo: das práticas baseadas em evidências à escola
5° Módulo: Política Nacional de Educação Especial
6° Módulo: Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista
7° Módulo: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem: autismo
8° Módulo: Inclusão Escolar e Autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Capacitar o Auxiliar Administrativo no desenvolvimento das diversas atividades administrativas de uma empresa ou organização.
Instrumentalizar o profissional para planejar, organizar e coordenar os procedimentos operacionais e as suas respectivas documentações.
Qualificar o auxiliar administrativo para desempenhar atividades de digitação, elaboração de planilhas, documentos e agendas, atendimento, entre outras atividades relacionadas.
Fundamentar prática e teoricamente sobre as atribuições próprias do profissional Auxiliar Administrativo nos setores da logística, recursos humanos, relacionamentos interpessoais, finanças, noções de informática, indispensáveis para a prática de trabalho.
Oferecer exercícios de fixação para verificação do aprendizado adquirido.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1. O que significa administrar¿
2. A evolução do conceito de administrar
3. Habilidades: Humana, técnica e conceitual
4. A empresa e seus recursos: Humanos, mercadológicos e administrativos
5. Objetivos da Administração
6. Organizações (tipos)
7. Trabalho em equipe
8. Relacionamento interpessoal
9. Noções de Empresas
10. Administração financeira e orçamentária
11. Contabilidade
12. Custos de produção
13. Matemática financeira
14. Noções de informática
CARGA HORÁRIA: 40 HORASAVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso abrange Avaliação Psicológica e Psicopedagógica de forma prática e teórica. Explorando temas essenciais, incluindo avaliação de crianças e adolescentes, neuropsicologia, contexto escolar e educacional, métodos pedagógicos, técnicas de entrevista, aconselhamento, e aplicação da psicopedagogia em contextos clínicos e institucionais. Desenvolva competências fundamentais para avaliação e intervenção, permitindo a aplicação prática desses conhecimentos em diversos ambientes profissionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
2° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
3° MÓDULO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
4° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL
5° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
6°
MÓDULO: MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS NA PSICOPEDAGOGIA
7° MÓDULO: TÉCNICAS DE ENTREVISTA, ACONSELHAMENTO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
8° MÓDULO: PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO CLÍNICO E INSTITUCIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual tornam-se ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos.
O objetivo desse curso é oferecer diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos
2° Módulo – Aprendizagem e Deficiência Intelectual em foco: rompendo barreiras atitudinais no contexto da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
3° Módulo – Avaliação Pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva inclusiva
4° Módulo – O Trabalho Colaborativo: uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
5° Módulo – Deficiência Intelectual: realidade e ação
6° Módulo – Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias
7° módulo – Letramento para o estudante com deficiência
8° Módulo – A inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com Deficiência Intelectual
PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
CARGA HORÁRIA : 180 HORAS
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SISTEMAS DE APOIO E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam com pessoas com Deficiência Múltipla, a partir de conteúdos que envolvem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas voltadas ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos estudantes e suas especificidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Deficiência Múltipla: conceito e caracterização
2° Módulo – Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem Deficiência Múltipla
3° Módulo – A Aprendizagem de estudantes com Deficiência Múltipla
4° Módulo – A Inclusão da Pessoa com Deficiência Múltipla no Ensino Regular
5° Módulo – Deficiência Múltipla, Sistemas de Apoio e Processos de Escolarização
6° Módulo: Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias
7° Módulo: Deficiência Múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem
8° Módulo: O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Múltiplas Deficiências
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDIZAGEM E INCLUSÃO 2024
Este curso visa capacitar os profissionais da educação no atendimento a estudantes com deficiência visual. Durante a formação, os participantes aprenderão sobre as especificidades do aprendizado de estudantes com essa condição, abordando tanto os desafios quanto as estratégias pedagógicas que podem ser implementadas para promover uma inclusão efetiva. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver um olhar crítico sobre suas práticas pedagógicas, visando melhorar a inclusão dos estudantes com deficiência visual em suas instituições. Ao final do curso, espera-se que os profissionais se sintam mais preparados para implementar práticas inclusivas que beneficiem todos os alunos.
DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDIZAGEM E INCLUSÃO (EAD) |
Curso: Deficiência Visual: Aprendizagem e Inclusão (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Percepções dos alunos com e sem deficiência visual acerca da convivência na escola |
30 |
02 |
O ensino de matemática e a utilização de recursos: reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência visual |
30 |
03 |
A Matemática e a Orientação e Mobilidade: aproximação dos conceitos na locomoção das pessoas cegas |
20 |
04 |
Algespace: objeto inclusivo para o ensino de Álgebra |
10 |
05 |
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental avaliando a usabilidade de um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade |
20 |
06 |
Mediações do professor na contação de histórias: desafios à inclusão de uma criança cega da Educação Infantil |
20 |
07 |
Avaliação educacional: um olhar sobre as pessoas com deficiência visual no âmbito escolar |
20 |
08 |
O Atendimento Educacional Especializado como ferramenta de autonomia e independência da pessoa com Deficiência Visual |
30 |
TOTAL |
180 |
A Máquina Humana e Seus Recursos: o Ledor Como Artefato à Pessoa com Deficiência Visual
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas questões que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte teórico para pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espaço para importantes reflexões acerca da experiência emocional vivida na relação educador/educando.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INSTITUIÇÃO E EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 2
4° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 2 A 4
5° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 4 A 6
6° MÓDULO: ADAPTAÇÃO E ESTRESSE NA INFÂNCIA
7° MÓDULO: AUTOESTIMA E A RETRAÇÃO NA INFÂNCIA
8° MÓDULO: AGRESSIVIDADE, CIÚME E HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DIÁLOGOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS ESCOLAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: OS PILARES DA EDUCAÇÃO: APRENDER A CONHECER, A FAZER, A SER E A CONVIVER
2° MÓDULO: CONFLITOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: PRÁTICAS RESTAURATIVAS
4° MÓDULO: DIÁLOGO: BASE PARA TODAS AS DEMAIS FORMAS DE RESOLUÇÕES
5° MÓDULO: MEDIAÇÃO
6° MÓDULO: CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
7° MÓDULO: CÍRCULOS RESTAURATIVOS E SUGESTÕES PARA UMA ESCOLA SEGURA E PACÍFICA
8° MÓDULO: TRABALHO EM PARCERIA E EM REDE PARA UMA ESCOLA CIDADÃ E ADOLESCENTE E ATO INFRACIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EDUCACIONAIS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO: DISCALCULIA NAS ESCOLAS
3° MÓDULO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA
4° MÓDULO: DISLEXIA: DAS DIFICULDADES AO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES
5° MÓDULO: CONSIDERAÇÕES DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES SOBRE O TDAH
6° MÓDULO: JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
7° MÓDULO: BULLYING E COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
8° MÓDULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS INCLUSIVAS E LEGISLAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REALIDADES, CONTEXTOS E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 2024
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REALIDADES, CONTEXTOS E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (EAD) |
Curso: Educação Ambiental: realidades, contextos e consciência ecológica (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Educação Ambiental e Meio Ambiente |
30 |
02 |
Educação Ambiental Histórico-Crítica: a construção do ser social e o desenvolvimento de uma consciência ecológica para a transformação da sociedade |
30 |
03 |
O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Formação Docente |
20 |
04 |
Análise das inferências na construção do senso crítico numa sequência didática na Educação Ambiental |
10 |
05 |
Campo socioambiental e o discurso educativo |
20 |
06 |
As potencialidades da formação docente que valorizem o contexto socioambiental e cultural do Ensino Básico brasileiro |
20 |
07 |
Aprendizagens em tempos de fim de um mundo e de abertura de múltiplos mundos: reflexões sobre Educação Ambiental |
20 |
08 |
Metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem de Educação Ambiental: concepções, uso e resultados na Educação Básica |
30 |
TOTAL |
180 |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TEORIA E PRÁTICA 2024
Este curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação a compreender e implementar práticas antirracistas em suas abordagens pedagógicas. Ele oferece uma base teórica sólida sobre o racismo estrutural e suas manifestações na sociedade, além de discutir estratégias práticas para promover a equidade racial nas instituições de ensino. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar ações efetivas que contribuam para a desconstrução do racismo nas escolas, promovendo uma educação mais justa e inclusiva.
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TEORIA E PRÁTICA (EAD) |
Curso: Educação Antirracista: Teoria e Prática (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Saberes Afrodiaspóricos: corpos que educam |
30 |
02 |
Notas sobre os vinte anos da lei 10.639/2003 e educação antirracista |
30 |
03 |
Formação Docente e Infâncias: construindo uma práxis antirracista nos desenhos da formação inicial e continuada |
20 |
04 |
Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista |
10 |
05 |
Educação Antirracista na Perspectiva Decolonial: no cenário contemporâneo |
20 |
06 |
A autoimagem da criança com a literatura para a infância: mediação literária para a valorização da diversidade e práticas antirracistas |
20 |
07 |
Caminhos para uma Educação Antirracista: Teoria e prática |
20 |
08 |
Educação para as Relações Étnico-Raciais e as etapas para construir um plano de ação na escola |
30 |
TOTAL |
180 |
EDUCAÇÃO DE SURDOS 2024
EDUCAÇÃO DE SURDOS (EAD) |
Curso: Educação De Surdos (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Atendimento Educacional Especializado para surdos: formação e atuação de profissionais |
30 |
02 |
Concepções e práticas de Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos usuários de implante coclear |
30 |
03 |
Educação de Surdos: A importância da disciplina Língua Brasileira de Sinais na formação de pedagogo |
20 |
04 |
O ensino da Língua Portuguesa e da Matemática para o alunado surdo: desafios e perspectivas para o Atendimento Educacional Especializado |
10 |
05 |
Contribuições da Teoria do Símbolo para a formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
20 |
06 |
O surdo como cidadão integrante da comunidade surda: analisando discursos curriculares de escolas de surdos |
20 |
07 |
Avanços e desafios legais na garantia do direito à educação e da inclusão escolar de estudantes surdos |
20 |
08 |
Educação, Surdez e o Mito da Modernidade |
30 |
TOTAL |
180 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso "Educação do Campo: Concepções, Desafios e Transformações" oferece um estudo abrangente sobre a história, os desafios e as transformações da educação rural no Brasil. Ao longo deste curso, examinaremos desde os primórdios da educação rural durante o período colonial até as perspectivas atuais da educação do campo, considerando os movimentos sociais, os desafios e as mudanças necessárias para garantir uma educação de qualidade nas áreas rurais.
O curso tem como objetivo principal superar as desigualdades educacionais existentes entre o campo e a cidade, garantindo o acesso a uma educação de qualidade para os estudantes que vivem em áreas rurais. Ela busca promover valorização e o fortalecimento da identidade e cultura dos povos do campo, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida no meio rural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL: DA COLÔNIA AO IMPÉRIO
2° módulo: MOVIMENTOS SOCIAIS, ALGUMAS INDEFINIÇÕES
3° módulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E DESAFIOS
4° módulo: A
EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA E AS CASAS FAMILIARES RURAIS NO MUNDO
E NO BRASIL.
5° módulo: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A LUTA POR ESPAÇO NA AGENDA PÚBLICA
6° módulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO E DOCÊNCIA NOS ESPAÇOS RURAIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Educação Física Adaptada apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar com competência específica nas organizações escolares, tendo em vista a ampliação de possibilidades que envolvem a inclusão das pessoas com deficiências em diversas áreas de atuação como o desporto, o lazer e a recreação.
O objetivo deste curso é garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, oferecendo aos educadores subsídios necessários para a inclusão de pessoas, desde os conceitos básico de ensino, até exemplos onde a teoria foi aplicada com sucesso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A Educação Física na Educação Especial
2° Módulo – Inclusão na Educação Física na escola comum
3° Módulo – Educação Física e Esporte Adaptado
4° Módulo – Metodologia de Ensino na Educação Física Especial
5° Módulo – A Educação Física Adaptada: implicações curriculares e formação profissional
6° Módulo – Educação Física Escolar e o Atendimento Educacional Especializado
7° Módulo – Educação Física e os Desafios da Inclusão
8° Módulo – A percepção dos estudantes com e sem deficiência sobre a inclusão na Educação Física Escolar
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
2° MÓDULO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO E AS CULTURAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA AVALIAÇÃO
3° MÓDULO: MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
4° MÓDULO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SISTEMA BRAILLE: REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA
5° MÓDULO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SOROBAN NA ESCOLA E A GÊNESE INSTRUMENTAL POR APRENDIZES CEGOS
6° MÓDULO: REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS NA PRÁTICA EDUCATIVA ESPECIAL E INCLUSIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
7° MÓDULO: FAMÍLIA E ESCOLA: COMO ESSA PARCERIA PODE FAVORECER CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
8° MÓDULO: ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO PARA AS DIVERSIDADES E CIDADANIA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de temas que aborda a valorização do ser humano multidimensional e os direitos coletivos em Educação, provocando uma ruptura estrutural na lógica de poder punitivo e fortalece a responsabilidade da Educação para a Diversidade e Cidadania. Este curso, tem como objetivo fortalecer a conscientização docente, afim de oportunizar a democratização do acesso à educação pública para as camadas populares da sociedade, garantindo a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: OS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
3° MÓDULO: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
4° MÓDULO: DEMANDAS ESPECÍFICAS DE INDÍGENAS
5° MÓDULO: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
6° MÓDULO: A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO: A RELAÇÃO DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR
8° MÓDULO: ENTENDO A DIVERSIDADE SEXUAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO PRECOCE: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE ACESSO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO (EAPE)
DESCRIÇÃO DO CURSO
A Educação Precoce representa uma pequena parte do Ensino Especial, porém, contribui imensamente para o desenvolvimento global de crianças que necessitam de um acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida. O curso tem por objetivo apresentar subsídios necessários à formação de profissionais da área e demais interessados para agir no acompanhamento de crianças que nasceram prematuras, que possuem algum tipo de deficiência ou que apresentam algum atraso no desenvolvimento. Os módulos abordam questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância da Educação Precoce, do trabalho multidisciplinar e da participação da família no cuidado com a criança.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Ações de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil
2° Módulo: Desenvolvimento da Criança de zero a 3 anos
3° Módulo: Estimulação Precoce: orientações e técnicas de intervenção
4° Módulo: O Uso de Tecnologia Assistiva
5° Módulo: O Brincar na Estimulação Precoce
6° Módulo: A Participação Familiar na Educação Precoce
7° Módulo: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal
8° Módulo: Os Benefícios da Educação Precoce para as Crianças com Necessidades Especiais do Distrito Federal
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EJA INTERVENTIVA UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso tem como objetivo apresentar aos professores propostas curriculares que possibilitam a interface da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial que caracterizam a EJA Interventiva, implementada no Distrito Federal para atendimento de estudantes com deficiência intelectual e autismo em defasagem idade/ano.
O objetivo desse curso é contribuir na formação docente a partir da organização do trabalho pedagógico da Educação de Jovens e Adultos, considerando as adequações e adaptações com metodologias e técnicas específicas, conforme as necessidades dos estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Educação Especial no Contexto da Educação de Jovens e Adultos
2° Módulo – A Estrutura Curricular da EJA no Distrito Federal
3° Módulo – A Organização Pedagógica e Curricular da Educação de Jovens e Adultos
4° Módulo – O Professor da Educação de Jovens e Adultos
5° Módulo – EJA Interventiva e o Atendimento Educacional Especializado na Educação de Jovens e Adultos
6° Módulo – Avaliação para as Aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos
7° Módulo – Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional
8° Módulo – EJA Interventiva: uma perspectiva inclusiva para o mundo do trabalho
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 2024
Este curso tem como objetivo preparar educadores para atuar de forma eficaz no Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo uma educação inclusiva para alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Durante o curso, os professores aprendem a adaptar o currículo, utilizar Tecnologias Assistivas e elaborar Planos Educacionais Individualizados (PEI). Além disso, o curso explora práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento acadêmico e social desses alunos, assegurando a plena participação deles no ambiente escolar regular.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (EAD) |
Curso: Formação de Professores do Atendimento Educacional Especializado (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Formação de Professores e Pessoa com Deficiência |
30 |
02 |
Formação de Professores do Atendimento Educacional Especializado: um intercâmbio de saberes e práticas |
30 |
03 |
Atendimento Educacional Especializado e o trabalho docente: as definições para uma prática inclusiva |
20 |
04 |
Representações sociais de trabalho pedagógico por professores no Atendimento Educacional Especializado |
10 |
05 |
A Organização da Sala de Recursos Multifuncionais em Escolas Públicas: espaço, tempo e atendimento escolar |
20 |
06 |
A Articulação entre Alfabetização e Educação Especial: um olhar à luz do Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
20 |
07 |
As Influências dos Documentos Internacionais na Política Brasileira de Educação Especial |
20 |
08 |
Articulação entre Atendimento Educacional Especializado e o Ensino Comum: construindo Sistemas Educacionais Inclusivos |
30 |
TOTAL |
180 |
Educação Especial, Inclusão e Intersecções com a Medicalização na escola
Formação docente no horizonte da educação para o mercado: alguns elementos para o debate
O Atendimento Educacional Especializado: As políticas públicas e seus desdobramentos na Educação Infantil
Atendimento educacional especializado: concepções políticas em disputa e indicadores educacionais de acesso na esteira dos desafios à inclusão escolar
Atendimento educacional especializado: análise das práticas pedagógicas com a mediação de tecnologias digitais no cotidiano escolar
FORMAÇÃO DOCENTE EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA 2024
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da educação que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a identificação e o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação. Durante a formação, os participantes explorarão teorias e práticas pedagógicas que promovem um ambiente de aprendizagem inclusivo e enriquecedor. O curso aborda temas como características dos estudantes com altas habilidades/superdotação, estratégias de ensino diferenciadas, e a importância de desenvolver um currículo que atenda às necessidades específicas desses alunos. Além disso, será discutida a legislação e as políticas educacionais pertinentes ao atendimento destes estudantes, enfatizando a responsabilidade do educador em reconhecer e fomentar o potencial de cada estudante.
FORMAÇÃO DOCENTE EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA (EAD) |
Curso: Formação Docente em Altas Habilidades/Superdotação na Prática Educativa (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Percursos da Formação Docente Continuada em Altas Habilidades/Superdotação na Prática Educativa: alcances e desafios |
30 |
02 |
Concepção dos profissionais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação sobre as características dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação |
30 |
03 |
Altas Habilidades/Superdotação-AH/SD e a dupla condição em contexto educacional |
20 |
04 |
Estrutura fatorial e precisão das Subescalas de Renzulli (Artística, Científica, Aprendizagem, Leitura e Matemática) para o contexto brasileiro |
10 |
05 |
Avaliação Psicológica e Psicopedagógica junto à estudante com características de Superdotação: estudo de caso |
20 |
06 |
Atendimento Educacional Especializado e Processos de Avaliação: o que dizem as narrativas dos professores |
20 |
07 |
O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades e Superdotação: uma análise da função social da escola |
20 |
08 |
Altas Habilidades/Superdotação: algumas reflexões sobre a evolução desse conceito e os mitos e as crenças que o acompanham |
30 |
TOTAL |
180 |
GESTÃO DE PESSOAS
DESCRIÇÃO DO CURSO
Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Humanos ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas, especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o intuito de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.História da Gestão de Pessoas;
2.Gestão de Pessoas nas organizações;
- Ambiente, Estrutura organizacional, Pessoas e sistemas,
Recursos e Planejamento de recursos;
- Subsistemas da Gestão de Pessoas;
3.Criatividade no mundo organizacional;
4.Gestão de Pessoas – “Ferramenta para o sucesso”;
- Desenvolvimento de liderança;
5.Competência na Gestão de pessoas.
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Educação de Jovens e Adultos: reflexão, conhecimento e práticas pedagógicas
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida.
O curso tem como objetivo de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e à diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidos no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A ATUALIDADE COMO RESULTADO DO PROCESSO HISTÓRICO
2° MÓDULO: DO ENSINO SUPLETIVO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
3° MÓDULO: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4° MÓDULO: O ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
5° MÓDULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
6° MÓDULO: EJA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADES E LIMITES
7° MÓDULO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
8° MÓDULO: EJA: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. Uma escola que resolve utilizá-la como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. O Curso de Informática aplicada à Educação visa promover o estudo sobre a importância e soluções para o uso de novas tecnologias dentro de ambientes de ensino. Diante destas novas exigências, pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: HISTÓRICO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL
2° MÓDULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
3° MÓDULO: USO DE SOFTWARES E APLICATIVOS EM CONTEXTO EDUCACIONAL
4° MÓDULO: AMBIENTES INFORMATIZADOS DE ENSINO E APRENDIZAGENS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
5° MÓDULO: A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO ESCOLAR
6° MÓDULO: A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO E DO PAPEL DO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS
8° MÓDULO: PRODUTOS EDUCACIONAIS INFORMATIZADOS: CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) incluído no ensino regular, este curso destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem do estudante, procurando definir o TDAH na infância e sua associação nas dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.
Abordando-se os fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para a análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do estudante.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Tópicos Especiais em TDAH
2° Módulo – A relevância das intervenções psicopedagógicas em criança com TDAH
3° Módulo – O Papel do Psicopedagogo e possíveis intervenções com aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
4° Módulo – Psicopedagogia e a criança com TDAH no ambiente escolar
5° Módulo – TDAH e Aprendizagem: um desafio para a educação
6° Módulo – Intervenções Psicopedagógica em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
7° Módulo – TDAH na escola estratégias de metodologia para o professor trabalhar em sala de aula
8° Módulo – A construção e a desconstrução do rótulo do TDAH na intervenção psicopedagógica
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS COM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2024
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da educação para implementar estratégias de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) em ambientes escolares. O curso aborda diferentes métodos e recursos tecnológicos que auxiliam pessoas com dificuldades de comunicação, como alunos com deficiências motoras, intelectuais ou transtornos do espectro autista, a expressarem-se de maneira eficaz. A formação oferece conhecimentos sobre o uso de pranchas de comunicação, dispositivos eletrônicos e outros suportes, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social e cognitivo desses alunos no contexto educacional.
INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS COM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA (EAD) |
Curso: Intervenções Educacionais com Comunicação Alternativa (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Formação Continuada em Serviço de Professores para uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa em sala de aula |
30 |
02 |
Alunos não-oralizados: a voz através da comunicação alternativa e a vez através das habilidades sociais |
30 |
03 |
A importância da mediação no contexto de uma escola inclusiva |
20 |
04 |
Introdução à Comunicação Alternativa em classes comuns de ensino |
10 |
05 |
O desafio da diversidade na sala de aula: práticas de acomodação/adaptação, uso de baixa tecnologia |
20 |
06 |
Utilizando materiais de baixa tecnologia para promover a comunicação em atividades pedagógicas em sala de aula |
20 |
07 |
O PECS-adaptado no ensino regular: uma opção de comunicação alternativa para alunos com autismo |
20 |
08 |
Livro adaptado: um recurso multifuncional |
30 |
TOTAL |
180 |
LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (INTRODUÇÃO)
DESCRIÇÃO DO CRUSO
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua utilizada por pessoas surdas ou ouvintes como um meio de comunicação e expressão. A fim, de promover a comunicação e a inclusão social da população de surdos, este curso tem como objetivo difundir o conhecimento, a estrutura gramatical e o uso da sua linguagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: Introdução à Língua Brasileira de Sinais - Libras
2°
módulo: Educação Especial e Educação Bilíngue para
Surdos: As Contradições da Inclusão
3° módulo: Pedagogia Visual, Pedagogia Bilíngue e Pedagogia Surda: Faces de uma Mesma Perspectiva Didática?
4° módulo: Libras, Identidade e Surdez
5° módulo: Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
MONITOR ESCOLAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O monitor escolar é um dos profissionais mais atuantes na esfera educacional. Ele transita por toda escola e, como membro indispensável da comunidade escolar, apresentamos temáticas sobre a organização do Sistema Educacional Brasileiro, a importância da escola, da família e da sociedade no processo de construção da cidadania, com a intenção de alocá-lo nas discussões, reflexões e debates sobre as questões educacionais.
O curso tem como objetivo apresentar ao monitor a sua importância no contexto escolar para enfrentar os desafios que a sociedade atual coloca para a educação no uso das suas atividades auxiliadoras nas relações interpessoais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
2° MÓDULO: ÉTICA E EDUCAÇÃO
3°MÓDULO: RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4°MÓDULO: O ECA E A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
5° MÓDULO: ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
6° MÓDULO: COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
7° MÓDULO: FUNDAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
8° MÓDULO: DIÁLOGOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS ESCOLAS
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADE DO ENSINO NA APRENDIZAGEM
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso fornece uma base sólida de conhecimentos sobre os processos neuropsicológicos básicos e cognitivos, permitindo que os profissionais desenvolvam estratégias de ensino mais eficazes e personalizadas. O conhecimento em neurociência também ajuda os profissionais a identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e implementar intervenções adequadas. Além disso, o curso permite que os profissionais estejam atualizados sobre as descobertas mais recentes da neurociência, auxiliando na tomada de decisões informadas sobre as práticas educacionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A Organização Morfológica e Funcional do Sistema Nervoso
2° módulo: Desenvolvimento do Sistema Nervoso, Neuroplasticidade e Aprendizagem
3° módulo: A Atenção e suas implicações na Aprendizagem
4° módulo: Memória Operacional
5° módulo: Memória Explícita e Implícita
6° módulo: Emoção: a relação com a Cognição e a Aprendizagem
7° módulo: Funções Executivas
8° módulo: Os Processos Neurobiológicos da Leitura
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam ou pretendem atuar no Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Fundamentado nas abordagens que apoiam uma formação humana no e para o mundo do trabalho, afim de que o estudante possa viver de forma ativa na sociedade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Contexto Histórico
2° Módulo: Fundamentação Legal
3° Módulo: Objetivos da Integração e Perfil das Modalidades
4° Módulo: O Ensino Médio Integrado
5° Módulo: Princípios Norteadores para Integração
6° Módulo: Avaliação das Aprendizagens
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI): PRIMEIROS PASSOS 2024
Voltado para educadores, este curso ensina os primeiros passos para a elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEI), adaptados às necessidades específicas de cada aluno, especialmente aqueles com deficiências ou transtornos, promovendo uma educação inclusiva e personalizada.
PLANO
EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI): PRIMEIROS PASSOS (EAD) |
Curso: Plano Educacional Individualizado (PEI): primeiros passos (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Política Nacional de Educação Inclusiva |
30 |
02 |
Estatuto da Pessoa com Deficiência |
30 |
03 |
Plano de Ensino Individualizado: aspectos conceituais e legais |
20 |
04 |
Plano Educacional Individualizado (PEI): elaboração e implementação |
10 |
05 |
Plano Educacional Individualizado para o Alfaletramento |
20 |
06 |
Programas de Ensino |
20 |
07 |
Práticas Educativas: adaptações curriculares |
20 |
08 |
Orientações Pedagógicas para a Permanência Escolar |
30 |
TOTAL |
180 |
PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: SALA DE AULA: AVANÇANDO NAS CONCEPÇÕES DE LEITURA
2° MÓDULO: LEITURA, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA
3° MÓDULO: PLANEJAMENTO DO ENSINO DA LEITURA: A FINALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR
4° MÓDULO: O ENSINO DA COMPREENSÃO E A FORMAÇÃO DO LEITOR: EXPLORANDO AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA
5° MÓDULO: ATIVIDADES DE LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
6° MÓDULO: GÊNEROS TEXTUAIS E A QUESTÃO DA INTERTEXTUALIDADE: MOSAICOS DE LEITURA
7° MÓDULO: O TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS: INTEGRANDO A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS
8° MÓDULO: A LITERATURA E O RELATO AUTOBIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
SECRETARIADO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Qualificar o secretario no atendimento a executivos e nos diversos setores administrativos de uma empresa.
Facilitar o dia-a-dia do (a) Secretário (a) trazendo conhecimentos novos, estimulando assim, o seu crescimento profissional.
Oferecer exercícios de fixação, estudos de caso e auto avaliação para testar o aprendizado adquirido.
Fundamentar o método de trabalho em base técnica, com conteúdo e consistência, indispensáveis para a prática de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: História da Profissão
2° MÓDULO: Técnica e habilidade
3° MÓDULO: Qualidade de atendimento
4° MÓDULO: Gestão empresarial
5° MÓDULO: Ética e Moral
6° MÓDULO: Língua Portuguesa (Dicas)
CARGA HORÁRIA: 80 HORAS
T.D.A.H - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
DESCRIÇÃO DO CURSO
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtornoneurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
-Características e principais sintomas da pessoa com Desatenção;
-Características e principais sintomas da pessoa com Hiperatividade;
-Principais causas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
-Como se realiza o diagnóstico;
-Principais formas de tratamento para a pessoa com TDAH;
-Tipos de TDAH;
-TDAH tipo desatento;
-TDAH tipo hiperativo/impulsivo;
-Estratégias de Ensino e Aprendizagem;
-Estratégias e dicas para o professor lidar com a hiperatividade;
-Repercussões da hiperatividade no relacionamento familiar.
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SOCIODIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 2024
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de educação a utilizarem ferramentas de tecnologia assistiva que promovem a inclusão e acessibilidade de alunos com deficiência no ambiente escolar. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para identificar e implementar tecnologias que atendam às necessidades específicas de alunos com deficiência, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e acessível.
TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS: RECURSOS BÁSICOS DE ACESSIBILIDADE SOCIODIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (EAD) |
Curso: Tecnologia Assistiva nas Escolas: recursos básicos de acessibilidade sociodigital para pessoas com deficiência (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Introdução à Tecnologia Assistiva |
30 |
02 |
O Papel Social da Tecnologia Assistiva |
30 |
03 |
O Computador no Contexto Educacional |
20 |
04 |
Tecnologia Assistiva aplicada como Metodologia de Ensino |
10 |
05 |
Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva |
20 |
06 |
Desafios Contemporâneos: o uso da Tecnologia Assistiva como instrumento facilitador da aprendizagem |
20 |
07 |
Sugestões para as escolas |
20 |
08 |
Tecnologia Assistiva e Políticas Públicas no Brasil |
30 |
TOTAL |
180 |
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL 2024
Este curso visa capacitar os profissionais da educação para identificar e abordar o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) em estudantes do Ensino Fundamental. A formação oferece uma compreensão aprofundada sobre as características e os desafios associados a esse transtorno, bem como estratégias práticas para promover a inclusão e o suporte necessário para esses estudantes. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a implementar intervenções eficazes que melhorem a experiência de aprendizado para alunos com TDO, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e positivo.
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE INCLUSÃO (EAD) |
Curso: Transtorno Desafiador Opositivo no Ensino Fundamental: Estratégias e Ações de Inclusão (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
INTRODUÇÃO AO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR |
30 |
02 |
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITOR NA INFÂNCIA |
30 |
03 |
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD) VERSUS MAU COMPORTAMENTO NA ESCOLAR |
20 |
04 |
CONHECENDO O TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR E ESTABELECENDO RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR |
10 |
05 |
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
20 |
06 |
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM |
20 |
07 |
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS E INTERAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NA ESCOLA |
20 |
08 |
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
30 |
TOTAL |
180 |
TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O objetivo deste curso é apresentar informações e intervenções pedagógicas sobre os Transtornos Funcionais Específicos, também conhecidos como Transtornos de Aprendizagem Específicos, que são condições neurológicas que afetam a habilidade de uma pessoa em adquirir, processar, armazenar ou utilizar informações de forma eficiente, apesar de não haver uma deficiência intelectual, problemas sensoriais ou de saúde física que justifiquem as dificuldades encontradas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: APRENDIZAGEM HUMANA: IMPORTÂNCIA E CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À SUA EFETIVAÇÃO
2° módulo: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E OS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS: DIFERENÇAS E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
3° módulo: DISLEXIA
4° módulo: DISORTOGRÁFICA
5° módulo: DISGRAFIA
6° módulo: DISCALCULIA
7° módulo: TRANSTORNO DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
8° módulo: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO 2024
TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO (EAD) |
Curso: Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem: identificação e intervenção (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Desambiguação dos Termos: Problemas, Dificuldades, Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem |
30 |
02 |
Diferenças entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem |
30 |
03 |
Dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem: por que o aluno não aprende? |
20 |
04 |
Dislexia |
10 |
05 |
Discalculia |
20 |
06 |
Disgrafia e Disortografia |
20 |
07 |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH |
20 |
08 |
Ações inclusivas nos Transtornos Específicos de Aprendizagem |
30 |
TOTAL |
180 |
LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ( Passo a Passo)
Atualizações recentes da LDB e Comentada Passo a Passo
Tipo de Curso: LIVRE
Carga Horária: 60 horas
Conteúdo programático:
LEI Nº 13.796, DE 3 DE JANEIRO DE 2019
LEI Nº 13.803, DE 10 DE JANEIRO DE 2019
LEI Nº 13.826, DE 13 DE MAIO DE 2019
LEI Nº 13.868, DE 3 DE SETEMBRO DE 2019
MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934, DE 1º DE ABRIL DE 2020
LEI Nº 14.164, DE 10 DE JUNHO DE 2021
LEI Nº 14.191, DE 3 DE AGOSTO DE 2021
Público Alvo: Estudantes, professores, profissionais em geral e demais interessados.
RACIOCÍNIO LÓGICO - DICAS PARA CONCURSOS
Raciocínio lógico para concursos
Tipo de Curso: LIVRE
Conteúdo programático:
Aula 01 - Proposições
Aula 02 – Quantificadores e princípios
Aula 03 - Negação
Aula 04 -Proposições simples e compostas
Aula 05 - Conjunção
Aula 06 - Disjunção
Aula 07 – Disjunção exclusiva
Aula 08 - Condicional
Aula 09 - Bicondicional
Aula 10 – Ordem de precedência
Aula 11 – Tabela Verdade 1
Aula 12 – Tabela verdade 2
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – TÓPICOS DIRETO AO PONTO
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – TÓPICOS DIRETO AO PONTO
Tipo de Curso: LIVRE
Conteúdo programático:
Aula 01- aspectos gerais das tendências pedagógicas.
Aula 02- tendência liberal
Aula 03- tendência progressista
Aula 04- pedagogia liberal tradicional
Aula 05- pedagogia liberal renovada
Aula 06- pedagogia liberal renovada não diretiva
Aula 07- pedagogia liberal tecnicista
Aula 08- pedagogia progressista libertadora
Aula 09- pedagogia progressista libertária
Aula 10- pedagogia crítico social dos conteúdos
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