A CRIANÇA E O BRINCAR NOS ESPAÇOS DA ESCOLA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A dimensão lúdica na creche
2° módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° módulo: o adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° módulo: brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° módulo: que os professores perguntem, testem e brinquem
6° módulo: mediação, emoção e produção de sentidos na brinquedoteca escolar
7° módulo: as crianças, o brincar e as tecnologias
8° módulo: jogos culturais em políticas educacionais para a infância
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM 2024
ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL NA APRENDIZAGEM (EAD) |
Curso: Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Diálogos entre Acessibilidade e Desenho Universal na Aprendizagem |
30 |
02 |
Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual |
30 |
03 |
Deficiência Física e Deficiência Múltipla |
20 |
04 |
Surdez e Deficiência Auditiva |
10 |
05 |
Deficiência Visual e Surdocegueira |
20 |
06 |
Altas Habilidades e Superdotação |
20 |
07 |
Acessibilidade no Sistema Android |
20 |
08 |
Acessibilidade no Sistema iOS |
30 |
TOTAL |
180 |
AGENTE DE PORTARIA
Descrição deste curso
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos agentes de portaria inspecionar e guardar o patrimônio, realizando o controle da entrada e saída de pessoas e veículos nas dependências por meio de circuito, comunicando qualquer anormalidade e tomando as providências cabíveis, garantindo a segurança do local.
Conteúdo Programático
1° módulo: Agente de Portaria
2° módulo: Ética e Relações Interpessoais
3° módulo: Prevenção e Combate a Incêndio
4° módulo: Primeiros Socorros
5° módulo: Radio Comunicação
6° módulo: Segurança Patrimonial
7° módulo: Segurança Operacional
8° módulo: Segurança do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR APRENDIZAGENS
DESCRIÇÃO DO CURSO
A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo de apresentar aos professores ferramentas e possibilidades para trabalhar com estratégias e metodologias de ensino diferenciadas, que garanta o direito às aprendizagens dos estudantes do 2 º Ciclo do Bloco I.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: LER E ESCREVER: A HISTORICIDADE DA LÍNGUA
2° MÓDULO: A PEDAGOGIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
3° MÓDULO: A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
4° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
5° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
6° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA INICIAR
7° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA APROFUNDAR
8° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 3° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2° MÓDULO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS
3° MÓDULO – AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
4° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
5° MÓDULO – CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
8° MÓDULO – ESTILOS DE APRENDIZAGEM E USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Assistente Administrativo tem como objetivo capacitar profissionais a exercer com excelência do seu trabalho, ajustando-se aos serviços de controle de receitas e despesas e pelo gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento de qualquer organização, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e clientes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: Ética Profissional
2° módulo: Noções De Empreendedorismo
3° módulo: Rotinas De Departamento Pessoal
4° módulo: Relacionamento Interpessoal No Trabalho
5° módulo: Comunicação Empresarial
6° módulo: Atendimento Ao Público
7° módulo: Arquivo E Organização De Documentos
8° módulo: Técnicas De Redação
9° módulo: Técnicas De Telemarketing
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, SENSORIAIS E SURDOCEGUEIRA
3° MÓDULO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4° MÓDULO – ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
5° MÓDULO – LIBRAS
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA
7° MÓDULO – METODOLOGIA DE ENSINO E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
8° MÓDULO – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO PERCURSOS, DESAFIOS, POSSIBILIDADES
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E LEGAIS
2° MÓDULO: AUTISMO: COMPREENSÃO E PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
3° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
4° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
5° MÓDULO: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
6° MÓDULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS
7° MÓDULO: DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
8° MÓDULO: INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO FOCADAS EM EVIDÊNCIAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva à comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos. Este curso tem como objetivo apontar possíveis direções aos professores que atuam com crianças autistas, oferecendo informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Educação Inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais
2° Módulo: Práticas baseadas em evidências para crianças, adolescentes, e jovens com transtorno do espectro do autismo
3° Módulo: Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências
4° Módulo: Educação Especial e Autismo: das práticas baseadas em evidências à escola
5° Módulo: Política Nacional de Educação Especial
6° Módulo: Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista
7° Módulo: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem: autismo
8° Módulo: Inclusão Escolar e Autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Capacitar o Auxiliar Administrativo no desenvolvimento das diversas atividades administrativas de uma empresa ou organização.
Instrumentalizar o profissional para planejar, organizar e coordenar os procedimentos operacionais e as suas respectivas documentações.
Qualificar o auxiliar administrativo para desempenhar atividades de digitação, elaboração de planilhas, documentos e agendas, atendimento, entre outras atividades relacionadas.
Fundamentar prática e teoricamente sobre as atribuições próprias do profissional Auxiliar Administrativo nos setores da logística, recursos humanos, relacionamentos interpessoais, finanças, noções de informática, indispensáveis para a prática de trabalho.
Oferecer exercícios de fixação para verificação do aprendizado adquirido.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1. O que significa administrar¿
2. A evolução do conceito de administrar
3. Habilidades: Humana, técnica e conceitual
4. A empresa e seus recursos: Humanos, mercadológicos e administrativos
5. Objetivos da Administração
6. Organizações (tipos)
7. Trabalho em equipe
8. Relacionamento interpessoal
9. Noções de Empresas
10. Administração financeira e orçamentária
11. Contabilidade
12. Custos de produção
13. Matemática financeira
14. Noções de informática
CARGA HORÁRIA: 40 HORASAVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso abrange Avaliação Psicológica e Psicopedagógica de forma prática e teórica. Explorando temas essenciais, incluindo avaliação de crianças e adolescentes, neuropsicologia, contexto escolar e educacional, métodos pedagógicos, técnicas de entrevista, aconselhamento, e aplicação da psicopedagogia em contextos clínicos e institucionais. Desenvolva competências fundamentais para avaliação e intervenção, permitindo a aplicação prática desses conhecimentos em diversos ambientes profissionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
2° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
3° MÓDULO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
4° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL
5° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
6°
MÓDULO: MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS NA PSICOPEDAGOGIA
7° MÓDULO: TÉCNICAS DE ENTREVISTA, ACONSELHAMENTO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
8° MÓDULO: PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO CLÍNICO E INSTITUCIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual tornam-se ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos.
O objetivo desse curso é oferecer diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos
2° Módulo – Aprendizagem e Deficiência Intelectual em foco: rompendo barreiras atitudinais no contexto da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
3° Módulo – Avaliação Pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva inclusiva
4° Módulo – O Trabalho Colaborativo: uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
5° Módulo – Deficiência Intelectual: realidade e ação
6° Módulo – Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias
7° módulo – Letramento para o estudante com deficiência
8° Módulo – A inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com Deficiência Intelectual
PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
CARGA HORÁRIA : 180 HORAS
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SISTEMAS DE APOIO E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam com pessoas com Deficiência Múltipla, a partir de conteúdos que envolvem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas voltadas ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos estudantes e suas especificidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Deficiência Múltipla: conceito e caracterização
2° Módulo – Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem Deficiência Múltipla
3° Módulo – A Aprendizagem de estudantes com Deficiência Múltipla
4° Módulo – A Inclusão da Pessoa com Deficiência Múltipla no Ensino Regular
5° Módulo – Deficiência Múltipla, Sistemas de Apoio e Processos de Escolarização
6° Módulo: Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias
7° Módulo: Deficiência Múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem
8° Módulo: O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Múltiplas Deficiências
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDIZAGEM E INCLUSÃO 2024
Este curso visa capacitar os profissionais da educação no atendimento a estudantes com deficiência visual. Durante a formação, os participantes aprenderão sobre as especificidades do aprendizado de estudantes com essa condição, abordando tanto os desafios quanto as estratégias pedagógicas que podem ser implementadas para promover uma inclusão efetiva. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver um olhar crítico sobre suas práticas pedagógicas, visando melhorar a inclusão dos estudantes com deficiência visual em suas instituições. Ao final do curso, espera-se que os profissionais se sintam mais preparados para implementar práticas inclusivas que beneficiem todos os alunos.
DEFICIÊNCIA VISUAL: APRENDIZAGEM E INCLUSÃO (EAD) |
Curso: Deficiência Visual: Aprendizagem e Inclusão (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Percepções dos alunos com e sem deficiência visual acerca da convivência na escola |
30 |
02 |
O ensino de matemática e a utilização de recursos: reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência visual |
30 |
03 |
A Matemática e a Orientação e Mobilidade: aproximação dos conceitos na locomoção das pessoas cegas |
20 |
04 |
Algespace: objeto inclusivo para o ensino de Álgebra |
10 |
05 |
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental avaliando a usabilidade de um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade |
20 |
06 |
Mediações do professor na contação de histórias: desafios à inclusão de uma criança cega da Educação Infantil |
20 |
07 |
Avaliação educacional: um olhar sobre as pessoas com deficiência visual no âmbito escolar |
20 |
08 |
O Atendimento Educacional Especializado como ferramenta de autonomia e independência da pessoa com Deficiência Visual |
30 |
TOTAL |
180 |
A Máquina Humana e Seus Recursos: o Ledor Como Artefato à Pessoa com Deficiência Visual
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas questões que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte teórico para pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espaço para importantes reflexões acerca da experiência emocional vivida na relação educador/educando.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INSTITUIÇÃO E EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 2
4° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 2 A 4
5° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 4 A 6
6° MÓDULO: ADAPTAÇÃO E ESTRESSE NA INFÂNCIA
7° MÓDULO: AUTOESTIMA E A RETRAÇÃO NA INFÂNCIA
8° MÓDULO: AGRESSIVIDADE, CIÚME E HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DIÁLOGOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS ESCOLAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: OS PILARES DA EDUCAÇÃO: APRENDER A CONHECER, A FAZER, A SER E A CONVIVER
2° MÓDULO: CONFLITOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: PRÁTICAS RESTAURATIVAS
4° MÓDULO: DIÁLOGO: BASE PARA TODAS AS DEMAIS FORMAS DE RESOLUÇÕES
5° MÓDULO: MEDIAÇÃO
6° MÓDULO: CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
7° MÓDULO: CÍRCULOS RESTAURATIVOS E SUGESTÕES PARA UMA ESCOLA SEGURA E PACÍFICA
8° MÓDULO: TRABALHO EM PARCERIA E EM REDE PARA UMA ESCOLA CIDADÃ E ADOLESCENTE E ATO INFRACIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EDUCACIONAIS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO: DISCALCULIA NAS ESCOLAS
3° MÓDULO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA
4° MÓDULO: DISLEXIA: DAS DIFICULDADES AO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES
5° MÓDULO: CONSIDERAÇÕES DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES SOBRE O TDAH
6° MÓDULO: JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
7° MÓDULO: BULLYING E COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
8° MÓDULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS INCLUSIVAS E LEGISLAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REALIDADES, CONTEXTOS E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 2024
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REALIDADES, CONTEXTOS E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (EAD) |
Curso: Educação Ambiental: realidades, contextos e consciência ecológica (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Educação Ambiental e Meio Ambiente |
30 |
02 |
Educação Ambiental Histórico-Crítica: a construção do ser social e o desenvolvimento de uma consciência ecológica para a transformação da sociedade |
30 |
03 |
O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Formação Docente |
20 |
04 |
Análise das inferências na construção do senso crítico numa sequência didática na Educação Ambiental |
10 |
05 |
Campo socioambiental e o discurso educativo |
20 |
06 |
As potencialidades da formação docente que valorizem o contexto socioambiental e cultural do Ensino Básico brasileiro |
20 |
07 |
Aprendizagens em tempos de fim de um mundo e de abertura de múltiplos mundos: reflexões sobre Educação Ambiental |
20 |
08 |
Metodologias ativas e Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem de Educação Ambiental: concepções, uso e resultados na Educação Básica |
30 |
TOTAL |
180 |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TEORIA E PRÁTICA 2024
Este curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação a compreender e implementar práticas antirracistas em suas abordagens pedagógicas. Ele oferece uma base teórica sólida sobre o racismo estrutural e suas manifestações na sociedade, além de discutir estratégias práticas para promover a equidade racial nas instituições de ensino. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para implementar ações efetivas que contribuam para a desconstrução do racismo nas escolas, promovendo uma educação mais justa e inclusiva.
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TEORIA E PRÁTICA (EAD) |
Curso: Educação Antirracista: Teoria e Prática (EaD) Carga Horária: 180 Horas |
GRADE CURRICULAR
|
CÓD |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
01 |
Saberes Afrodiaspóricos: corpos que educam |
30 |
02 |
Notas sobre os vinte anos da lei 10.639/2003 e educação antirracista |
30 |
03 |
Formação Docente e Infâncias: construindo uma práxis antirracista nos desenhos da formação inicial e continuada |
20 |
04 |
Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista |
10 |
05 |
Educação Antirracista na Perspectiva Decolonial: no cenário contemporâneo |
20 |
06 |
A autoimagem da criança com a literatura para a infância: mediação literária para a valorização da diversidade e práticas antirracistas |
20 |
07 |
Caminhos para uma Educação Antirracista: Teoria e prática |
20 |
08 |
Educação para as Relações Étnico-Raciais e as etapas para construir um plano de ação na escola |
30 |
TOTAL |
180 |