A CRIANÇA E O BRINCAR NOS ESPAÇOS DA ESCOLA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A dimensão lúdica na creche
2° módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° módulo: o adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° módulo: brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° módulo: que os professores perguntem, testem e brinquem
6° módulo: mediação, emoção e produção de sentidos na brinquedoteca escolar
7° módulo: as crianças, o brincar e as tecnologias
8° módulo: jogos culturais em políticas educacionais para a infância
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AGENTE DE PORTARIA
Descrição deste curso
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos agentes de portaria inspecionar e guardar o patrimônio, realizando o controle da entrada e saída de pessoas e veículos nas dependências por meio de circuito, comunicando qualquer anormalidade e tomando as providências cabíveis, garantindo a segurança do local.
Conteúdo Programático
1° módulo: Agente de Portaria
2° módulo: Ética e Relações Interpessoais
3° módulo: Prevenção e Combate a Incêndio
4° módulo: Primeiros Socorros
5° módulo: Radio Comunicação
6° módulo: Segurança Patrimonial
7° módulo: Segurança Operacional
8° módulo: Segurança do Trabalho
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR APRENDIZAGENS (EAPE)
DESCRIÇÃO DO CURSO
A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo de apresentar aos professores ferramentas e possibilidades para trabalhar com estratégias e metodologias de ensino diferenciadas, que garanta o direito às aprendizagens dos estudantes do 2 º Ciclo do Bloco I.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: LER E ESCREVER: A HISTORICIDADE DA LÍNGUA
2° MÓDULO: A PEDAGOGIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
3° MÓDULO: A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
4° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA
5° MÓDULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
6° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA INICIAR
7° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA APROFUNDAR
8° MÓDULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 3° ANO DO 2° CICLO: PRÁTICAS PARA CONSOLIDAR
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2° MÓDULO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS
3° MÓDULO – AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
4° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA: FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
5° MÓDULO – CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
7° MÓDULO – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO
8° MÓDULO – ESTILOS DE APRENDIZAGEM E USO DE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Assistente Administrativo tem como objetivo capacitar profissionais a exercer com excelência do seu trabalho, ajustando-se aos serviços de controle de receitas e despesas e pelo gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao funcionamento de qualquer organização, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e clientes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: Ética Profissional
2° módulo: Noções De Empreendedorismo
3° módulo: Rotinas De Departamento Pessoal
4° módulo: Relacionamento Interpessoal No Trabalho
5° módulo: Comunicação Empresarial
6° módulo: Atendimento Ao Público
7° módulo: Arquivo E Organização De Documentos
8° módulo: Técnicas De Redação
9° módulo: Técnicas De Telemarketing
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO – DEFICIÊNCIAS, SENSORIAIS E SURDOCEGUEIRA
3° MÓDULO – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
4° MÓDULO – ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
5° MÓDULO – LIBRAS
6° MÓDULO – TECNOLOGIA ASSISTIVA
7° MÓDULO – METODOLOGIA DE ENSINO E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
8° MÓDULO – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO PERCURSOS, DESAFIOS, POSSIBILIDADES
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E LEGAIS
2° MÓDULO: AUTISMO: COMPREENSÃO E PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
3° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
4° MÓDULO: PRÁTICAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS COM AUTISMO
5° MÓDULO: POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
6° MÓDULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS
7° MÓDULO: DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
8° MÓDULO: INCLUSÃO ESCOLAR E AUTISMO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUTISMO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO FOCADAS EM EVIDÊNCIAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva à comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos. Este curso tem como objetivo apontar possíveis direções aos professores que atuam com crianças autistas, oferecendo informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo: Educação Inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais
2° Módulo: Práticas baseadas em evidências para crianças, adolescentes, e jovens com transtorno do espectro do autismo
3° Módulo: Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências
4° Módulo: Educação Especial e Autismo: das práticas baseadas em evidências à escola
5° Módulo: Política Nacional de Educação Especial
6° Módulo: Práticas pedagógicas colaborativas na alfabetização do aluno com transtorno do espectro autista
7° Módulo: Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem: autismo
8° Módulo: Inclusão Escolar e Autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DESCRIÇÃO DO CURSO
Capacitar o Auxiliar Administrativo no desenvolvimento das diversas atividades administrativas de uma empresa ou organização.
Instrumentalizar o profissional para planejar, organizar e coordenar os procedimentos operacionais e as suas respectivas documentações.
Qualificar o auxiliar administrativo para desempenhar atividades de digitação, elaboração de planilhas, documentos e agendas, atendimento, entre outras atividades relacionadas.
Fundamentar prática e teoricamente sobre as atribuições próprias do profissional Auxiliar Administrativo nos setores da logística, recursos humanos, relacionamentos interpessoais, finanças, noções de informática, indispensáveis para a prática de trabalho.
Oferecer exercícios de fixação para verificação do aprendizado adquirido.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1. O que significa administrar¿
2. A evolução do conceito de administrar
3. Habilidades: Humana, técnica e conceitual
4. A empresa e seus recursos: Humanos, mercadológicos e administrativos
5. Objetivos da Administração
6. Organizações (tipos)
7. Trabalho em equipe
8. Relacionamento interpessoal
9. Noções de Empresas
10. Administração financeira e orçamentária
11. Contabilidade
12. Custos de produção
13. Matemática financeira
14. Noções de informática
CARGA HORÁRIA: 40 HORASAVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso abrange Avaliação Psicológica e Psicopedagógica de forma prática e teórica. Explorando temas essenciais, incluindo avaliação de crianças e adolescentes, neuropsicologia, contexto escolar e educacional, métodos pedagógicos, técnicas de entrevista, aconselhamento, e aplicação da psicopedagogia em contextos clínicos e institucionais. Desenvolva competências fundamentais para avaliação e intervenção, permitindo a aplicação prática desses conhecimentos em diversos ambientes profissionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
2° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
3° MÓDULO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
4° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL
5° MÓDULO: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
6°
MÓDULO: MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS NA PSICOPEDAGOGIA
7° MÓDULO: TÉCNICAS DE ENTREVISTA, ACONSELHAMENTO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
8° MÓDULO: PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO CLÍNICO E INSTITUCIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual tornam-se ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos.
O objetivo desse curso é oferecer diferentes estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos
2° Módulo – Aprendizagem e Deficiência Intelectual em foco: rompendo barreiras atitudinais no contexto da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
3° Módulo – Avaliação Pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva inclusiva
4° Módulo – O Trabalho Colaborativo: uma estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
5° Módulo – Deficiência Intelectual: realidade e ação
6° Módulo – Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias
7° módulo – Letramento para o estudante com deficiência
8° Módulo – A inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com Deficiência Intelectual
PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
CARGA HORÁRIA : 180 HORAS
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SISTEMAS DE APOIO E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO (EAPE)
DESCRIÇÃO DO CURSO
Este curso tem como objetivo apresentar subsídios necessários aos professores que atuam com pessoas com Deficiência Múltipla, a partir de conteúdos que envolvem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas voltadas ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos estudantes e suas especificidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – Deficiência Múltipla: conceito e caracterização
2° Módulo – Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem Deficiência Múltipla
3° Módulo – A Aprendizagem de estudantes com Deficiência Múltipla
4° Módulo – A Inclusão da Pessoa com Deficiência Múltipla no Ensino Regular
5° Módulo – Deficiência Múltipla, Sistemas de Apoio e Processos de Escolarização
6° Módulo: Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias
7° Módulo: Deficiência Múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem
8° Módulo: O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Múltiplas Deficiências
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas questões que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte teórico para pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espaço para importantes reflexões acerca da experiência emocional vivida na relação educador/educando.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: INSTITUIÇÃO E EDUCAÇÃO
2° MÓDULO: APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 2
4° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 2 A 4
5° MÓDULO: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 4 A 6
6° MÓDULO: ADAPTAÇÃO E ESTRESSE NA INFÂNCIA
7° MÓDULO: AUTOESTIMA E A RETRAÇÃO NA INFÂNCIA
8° MÓDULO: AGRESSIVIDADE, CIÚME E HIPERATIVIDADE NA INFÂNCIA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DIÁLOGOS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS ESCOLAS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: OS PILARES DA EDUCAÇÃO: APRENDER A CONHECER, A FAZER, A SER E A CONVIVER
2° MÓDULO: CONFLITOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM
3° MÓDULO: PRÁTICAS RESTAURATIVAS
4° MÓDULO: DIÁLOGO: BASE PARA TODAS AS DEMAIS FORMAS DE RESOLUÇÕES
5° MÓDULO: MEDIAÇÃO
6° MÓDULO: CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
7° MÓDULO: CÍRCULOS RESTAURATIVOS E SUGESTÕES PARA UMA ESCOLA SEGURA E PACÍFICA
8° MÓDULO: TRABALHO EM PARCERIA E EM REDE PARA UMA ESCOLA CIDADÃ E ADOLESCENTE E ATO INFRACIONAL
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EDUCACIONAIS
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: TRANSTORNOS, DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
2° MÓDULO: DISCALCULIA NAS ESCOLAS
3° MÓDULO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA
4° MÓDULO: DISLEXIA: DAS DIFICULDADES AO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES
5° MÓDULO: CONSIDERAÇÕES DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES SOBRE O TDAH
6° MÓDULO: JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
7° MÓDULO: BULLYING E COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
8° MÓDULO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS INCLUSIVAS E LEGISLAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso "Educação do Campo: Concepções, Desafios e Transformações" oferece um estudo abrangente sobre a história, os desafios e as transformações da educação rural no Brasil. Ao longo deste curso, examinaremos desde os primórdios da educação rural durante o período colonial até as perspectivas atuais da educação do campo, considerando os movimentos sociais, os desafios e as mudanças necessárias para garantir uma educação de qualidade nas áreas rurais.
O curso tem como objetivo principal superar as desigualdades educacionais existentes entre o campo e a cidade, garantindo o acesso a uma educação de qualidade para os estudantes que vivem em áreas rurais. Ela busca promover valorização e o fortalecimento da identidade e cultura dos povos do campo, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida no meio rural.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL: DA COLÔNIA AO IMPÉRIO
2° módulo: MOVIMENTOS SOCIAIS, ALGUMAS INDEFINIÇÕES
3° módulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES E DESAFIOS
4° módulo: A
EXPERIÊNCIA DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA E AS CASAS FAMILIARES RURAIS NO MUNDO
E NO BRASIL.
5° módulo: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A LUTA POR ESPAÇO NA AGENDA PÚBLICA
6° módulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO E DOCÊNCIA NOS ESPAÇOS RURAIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA (EAPE)
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Educação Física Adaptada apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar com competência específica nas organizações escolares, tendo em vista a ampliação de possibilidades que envolvem a inclusão das pessoas com deficiências em diversas áreas de atuação como o desporto, o lazer e a recreação.
O objetivo deste curso é garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, oferecendo aos educadores subsídios necessários para a inclusão de pessoas, desde os conceitos básico de ensino, até exemplos onde a teoria foi aplicada com sucesso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° Módulo – A Educação Física na Educação Especial
2° Módulo – Inclusão na Educação Física na escola comum
3° Módulo – Educação Física e Esporte Adaptado
4° Módulo – Metodologia de Ensino na Educação Física Especial
5° Módulo – A Educação Física Adaptada: implicações curriculares e formação profissional
6° Módulo – Educação Física Escolar e o Atendimento Educacional Especializado
7° Módulo – Educação Física e os Desafios da Inclusão
8° Módulo – A percepção dos estudantes com e sem deficiência sobre a inclusão na Educação Física Escolar
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO: CONVIVENDO COM A DIVERSIDADE: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
2° MÓDULO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO E AS CULTURAS INCLUSIVAS: O PAPEL DA AVALIAÇÃO
3° MÓDULO: MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
4° MÓDULO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SISTEMA BRAILLE: REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA ORTOGRAFIA
5° MÓDULO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SOROBAN NA ESCOLA E A GÊNESE INSTRUMENTAL POR APRENDIZES CEGOS
6° MÓDULO: REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS NA PRÁTICA EDUCATIVA ESPECIAL E INCLUSIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
7° MÓDULO: FAMÍLIA E ESCOLA: COMO ESSA PARCERIA PODE FAVORECER CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
8° MÓDULO: ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA
CARGA HORÁRIA: 180 HORAS