ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O curso de Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado oferece uma abordagem abrangente e aprofundada sobre os principais temas relacionados à educação inclusiva e à promoção da igualdade de oportunidades no ambiente educacional. Composto por onze módulos que abordam desde os fundamentos históricos e conceituais da educação inclusiva até questões práticas como distúrbios de aprendizagem, tecnologias assistivas e adaptações curriculares, este curso proporciona aos profissionais da educação uma base sólida de conhecimento e habilidades para atuar de forma eficaz e responsável no atendimento às necessidades de alunos com deficiência e outras características diversas.
Os participantes deste programa de pós-graduação terão a oportunidade de explorar temas essenciais, como a construção do conhecimento por meio da educação a distância, a legislação relacionada à educação inclusiva, o processamento sensorial no transtorno do espectro autista, a intervenção em habilidades sociais para alunos com altas habilidades/superdotação e a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para promover a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Além disso, os participantes serão capacitados a compreender e aplicar a Política Nacional de Educação Especial, garantindo a implementação de práticas inclusivas nas instituições de ensino. O curso também explora a importância das tecnologias assistivas como ferramentas que podem ampliar o acesso à educação para todos os estudantes.
Com um corpo docente altamente qualificado e uma abordagem interdisciplinar, este curso de pós-graduação visa capacitar os profissionais da educação a desempenhar um papel crucial na promoção da inclusão e na construção de ambientes educacionais mais acessíveis e igualitários.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Parte superior do formulário
1° MÓDULO - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2° MÓDULO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E LEGAIS
3° MÓDULO - DISTÚRBIOS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
4° MÓDULO - SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO
5° MÓDULO - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
6° MÓDULO - PROCESSAMENTO SENSORIAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
7° MÓDULO - ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: INTERVENÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS
8° MÓDULO - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
9° MÓDULO - TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS
10° MÓDULO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES
11° MÓDULO - POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CARGA HORÁRIA: 400 HORAS
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A pós-graduação em Docência na Educação Superior é um curso de especialização voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos no campo do ensino superior. O programa abrange vários temas relevantes para a docência nesse contexto específico.
Durante o curso, os participantes explorarão os objetivos e fins da educação, compreendendo a importância de sua aplicação no ensino superior. Eles também analisarão a relação entre educação e modernidade, examinando as questões contemporâneas que afetam o campo educacional.
Além disso, o programa aborda o pensamento pedagógico brasileiro, fornecendo uma visão aprofundada das principais correntes e sua influência na prática docente. Os participantes também aprenderão técnicas de planejamento educacional e métodos e técnicas pedagógicas relevantes para o ensino superior.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um aspecto crucial da docência no ensino superior, e o curso aborda práticas e técnicas de avaliação apropriadas para esse contexto. Os participantes também receberão orientações práticas sobre como agir em sala de aula e lidar com desafios específicos do ensino superior.
Os temas abordados incluem as condições necessárias para o magistério superior, a importância da didática nesse contexto e as convergências e tensões presentes na formação e no trabalho docente no ensino superior. O programa também explora a educação a distância, seus fundamentos e políticas, além de examinar as concepções de interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem.
Um aspecto fundamental do ensino superior é a tutoria, e o curso apresenta as concepções e práticas relacionadas a essa área na educação a distância. Os participantes também terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre métodos de pesquisa aplicados ao contexto educacional, incentivando a produção de conhecimento no campo da docência na educação superior.
Ao concluir a pós-graduação em Docência na Educação Superior, os profissionais estarão preparados para atuar como educadores no ensino superior, aplicando habilidades e conhecimentos adquiridos durante o curso e estarão aptos a enfrentar os desafios específicos desse ambiente.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: OBJETIVOS E FINS DA EDUCAÇÃO
2° módulo: EDUCAÇÃO E MODERNIDADE
3° módulo: PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
4° módulo: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
5° módulo: CONDIÇÕES PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR
6° módulo: MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
7° módulo: AVALIAÇÃO
8° módulo: COMO AGIR EM CLASSE
9° módulo: DIDÁTICA EM ALGUMAS PALAVRAS
10° módulo: ENSINO SUPERIOR: CONVERGÊNCIAS E TENSÕES NO CAMPO DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE
11° módulo: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: FUNDAMENTOS E POLÍTICAS
12° módulo: AS CONCEPÇÕES DE INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
13° módulo: TUTORIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
14° módulo: METODOS DE PESQUISA
CARGA HORÁRIA: 400 HORAS
PSICOPEDAGOGIA
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
A
pós-graduação em psicopedagogia é um curso de especialização que tem como
objetivo aprofundar o conhecimento teórico e prático dos profissionais que
atuam nas áreas de educação, saúde e afins. O curso visa fazer a conexão entre
as áreas psicológica e pedagógica, fornecendo aos profissionais habilidades e
competências necessárias para lidar com as diversas atividades relacionadas ao
processo de aprendizagem. O psicopedagogo
tem uma área de atuação ampla e variada, que inclui o diagnóstico e intervenção
em dificuldades de aprendizagem, a orientação a pais e professores, o
desenvolvimento de estratégias educacionais, a elaboração de materiais
didáticos, a pesquisa e a análise de políticas públicas na área de educação.
Além disso, ele trabalha com pessoas que apresentam dificuldades ou transtornos
de aprendizagem, buscando compreender as causas e oferecendo intervenções
adequadas, tanto na prevenção como na promoção do desenvolvimento cognitivo,
emocional e social dos indivíduos. As áreas de
atuação da psicopedagogia incluem instituições de ensino, clínicas e
consultórios, hospitais, empresas, órgãos públicos, ONGs e associações. Em
qualquer um desses locais, o psicopedagogo pode contribuir para a promoção do
desenvolvimento humano e social. Em suma, a
pós-graduação em psicopedagogia é uma formação de extrema importância para os
profissionais da área de educação e saúde, que desejam aprimorar seus
conhecimentos e habilidades no atendimento a indivíduos com dificuldades de
aprendizagem. Por meio deste curso, é possível contribuir significativamente
para o desenvolvimento humano e social, oferecendo intervenções adequadas e
contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° módulo: TEORIAS DA APRENDIZAGEM
2° módulo: CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
3° módulo: EPISTEMOLOGIA DA PSICOPEDAGOGIA
4° módulo: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
5° módulo: DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL E APRENDIZAGEM
6° módulo: ESTUDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
7° módulo: DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM
8° módulo: PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
9° módulo: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA*
10° módulo: MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS NA PSICOPEDAGOGIA*
11° módulo: TÉCNICAS DE ENTREVISTA, ACONSELHAMENTO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA*
12° módulo: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS*
13° módulo: NOVAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
14° módulo: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
15° módulo: PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO INSTITUCIONAL*
16° módulo: PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO CLÍNICO*
17° módulo: SEMINÁRIO TEMÁTICO EM PSICOPEDAGOGIA (OPTATIVO) ESTÁGIO SUPERVISIONADO (OPTATIVO)
18° módulo: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC*
CARGA HORÁRIA: 720 HORAS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DESCRIÇÃO DESTE CURSO
O Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil na modalidade de Ensino a Distância (EAD) é uma oportunidade excepcional para profissionais que buscam aprimorar sua expertise na área da educação voltada para crianças em idade inicial. Este programa abrange um conjunto de temas essenciais para o desenvolvimento educacional das crianças na primeira infância, proporcionando uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos.
Com uma abordagem centrada na flexibilidade e acessibilidade, o curso oferece uma formação completa para educadores, permitindo que aprimorem suas habilidades sem comprometer suas responsabilidades profissionais e pessoais. Através de um ambiente de aprendizagem virtual dinâmico, os participantes terão acesso a materiais didáticos de alta qualidade, tudo projetado para promover uma experiência de aprendizado envolvente e significativa.
Neste programa de pós-graduação, os estudantes serão conduzidos por um corpo docente altamente qualificado e experiente, composto por profissionais renomados no campo da educação infantil. As disciplinas abordam temas relevantes que abrangem desde teorias do desenvolvimento infantil até estratégias pedagógicas inovadoras, garantindo que os participantes adquiram uma compreensão profunda das melhores práticas e abordagens contemporâneas.
Os participantes terão a oportunidade de explorar tópicos como psicologia da criança, linguagem e comunicação, desenvolvimento cognitivo, planejamento curricular e avaliação educacional. Além disso, o curso enfatiza a importância da inclusão, diversidade e aspectos éticos na educação infantil, preparando os educadores para enfrentar os desafios do ambiente educacional moderno.
Ao finalizar este curso de pós-graduação, os participantes estarão aptos a aplicar abordagens pedagógicas inovadoras e fundamentadas, bem como a promover um ambiente de aprendizado saudável, estimulante e seguro para as crianças em seus primeiros anos de vida. A pós-graduação em Educação Infantil EAD proporciona uma qualificação valiosa para aqueles que desejam se destacar como líderes e agentes de mudança no campo da educação infantil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2° MÓDULO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
3° MÓDULO - EDUCAÇÃO, CUIDADO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE 0 A 5 ANOS
4° MÓDULO - CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E CIENTÍFICOS
5° MÓDULO - O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
6° MÓDULO - AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS
7 ° MÓDULO - EDUCAÇÃO, DIFERENÇA, DIVERSIDADE E DESIGUALDADE
8° MÓDULO - LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
9 ° MÓDULO - LINGUAGEM DA ARTE INFANTIL
10° MÓDULO - POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO
11° MÓDULO - POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
12° MÓDULO - CONCEPÇÕES INOVADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CARGA HORÁRIA: HORAS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR
O curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional e Gestão Escolar tem como objetivo geral capacitar profissionais da área de gestão escolar, proporcionando-lhes uma nova visão gerencial que vá além do conceito tradicional de administração. A gestão na educação é encarada como um processo dinâmico e coletivo, que busca mobilizar o potencial humano, sua energia e competência, como elementos fundamentais para melhorar a qualidade do ensino e transformar a identidade da educação brasileira e suas escolas.
O curso visa formar gestores educacionais capazes de liderança clara e competente, embasada em um referencial teórico-metodológico avançado de gestão, que permita a superação efetiva das dificuldades enfrentadas no cotidiano das instituições educacionais. Para isso, são apresentadas técnicas e novos métodos de gestão que possibilitam um melhor gerenciamento do ambiente de trabalho do profissional da educação.
Os participantes são preparados para se tornarem gestores da dinâmica social, atuando como mobilizadores e articuladores da diversidade presente no contexto escolar, proporcionando-lhe consistência e unidade. Além disso, são encorajados a promover transformações nas relações de poder e nas práticas da organização escolar.
A formação do gestor engloba não apenas o seu papel dentro do ambiente cultural escolar, mas também a construção de seu modo de agir e pensar, através de sua função administrativa e socializadora. A interação da escola com a comunidade é valorizada, com o respeito aos princípios da gestão democrática e a consideração das características e particularidades de cada instituição educacional.
Em resumo, o curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional e Gestão Escolar busca formar gestores educacionais capacitados, conscientes da importância do elemento humano na gestão, e que estejam preparados para enfrentar os desafios da educação brasileira, promovendo uma gestão mais eficiente e centrada na melhoria do ensino e no desenvolvimento da comunidade escolar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1° MÓDULO - PSICOMOTRICIDADE JOGOS E RECREAÇÃO METODOLÓGICA
2° MÓDULO - DIDÁTICA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL*
3° MÓDULO - FUNDAMENTOS DA EDUCACÃO BRASILEIRA E ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA ESCOLA*
4° MÓDULO - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA*
5° MÓDULO - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL*
6° MÓDULO - PROCESSO DE AVALIAÇÃO E DE INSERÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
7° MÓDULO - SEXUALIDADE INFANTIL E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
8° MÓDULO - PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
9° MÓDULO - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL*
10° MÓDULO - PROJETOS EDUCACIONAIS PARA SALA DE AULA NO ENSINO ESPECIAL E NOÇÕES DE LIBRAS
11° MÓDULO - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
12° MÓDULO - PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 1º A 5º SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
13° MÓDULO - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO I E II
14° MÓDULO - ESTIMULAÇÃO PRECOCE*
15° MÓDULO - GESTÃO DE PESSOAS
CARGA HORÁRIA: 640 HORAS